17ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS
17ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS
17ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS
Museus como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições .


De 13 a 19 de maio acontece a 17ª Semana Nacional de Museus – SNM, temporada cultural promovida pelo Ibram em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). Nessa edição, 1.114 instituições de cultura de todo o país oferecem ao público 3.222 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e muito mais!


Para fomentar a divulgação dos museus no âmbito da 17ª SNM, o Ibram preparou diversos materiais virtuais e dicas de como usá-los. Essa iniciativa permite que as instituições museológicas alcancem um número maior de público de forma mais sustentável e dinâmica.

DIVULGAÇÃO – MATERIAIS PARA DOWNLOAD



1. Instruções de Uso


Dicas para utilização do material abaixo. No manual você encontra detalhamentos sobre aplicação das peças gráficas disponibilizadas e outras sugestões para divulgar seu museu e sua programação (Formato PDF).


2. Selos


a. Selo_Colorido_Amarelo.png

b. Selo_Colorido_Laranja.png

c. Selo_Branco.png

d. Selo_Preto.png

e. Selos.pdf

Formato PDF (o arquivo indicado para ser aberto em programas de edição, como CorelDraw e Illustrator).

f. Selos.ai

g. Selos.eps


3. Fontes


As fontes tipográficas utilizadas no logo da Semana para serem instaladas no computador, caso necessário. Os arquivos podem ser utilizados em programas de edição ou adicionado aos textos da programação do museu.


a. NightClub

b. Swiss721


4. Cartaz17SNM_A3


Cartaz em formato A3 para ser impresso pelo próprio museu, se possível. O arquivo poderá ser aberto em programas de edição, como CorelDraw e Illustrator, caso seja necessário, modificar ou inserir novos elementos.


a. Cartaz17SNM_A3.pdf

b. Cartaz17SNM_A3.ai

c. Cartaz17SNM_A3.eps


5. Cartaz17SNM_64X46


Cartaz em formato 64x46cm para ser impresso em gráfica. O arquivo poderá ser aberto em programas de edição, como CorelDraw e Illustrator, caso seja necessário modificar ou inserir novos elementos.


a. Cartaz 17SNM_64X46.pdf

b. Cartaz 17SNM_64X46.ai

c. Cartaz 17SNM_64X46.eps


6. Cartaz17SNM_Digital


Cartaz em formato A4 para ser impresso pelo próprio museu, se possível. O arquivo poderá ser aberto em programas de edição, como CorelDraw e Illustrator, caso seja necessário, modificar ou inserir novos elementos.


a. Cartaz17SNM_Digital.jpeg

Imagem do cartaz no tamanho A4 em formato JPEG para divulgação na internet.

b. Cartaz17SNM_Digital.pdf

c. Cartaz17SNM_Digital.ai

d. Cartaz17SNM_Digital.eps


7. Programação


Modelo para divulgação da programação do museu: formato Word, que permite personalização.

a. Programacao.docx

b. Programacao.ai

c. Programacao.eps


8. Folder


Formato aberto (tamanho A4, horizontal), formato fechado (tamanho A5, vertical). O folder poderá ser impresso pelo próprio museu e servirá para divulgar a programação da instituição.


9. Fundo_Materiais_Diversos


Formato A4.

a. Fundo_Materiais_Diversos.pdf

Formato pdf, que poderá ser personalizado em programas de edição, como Corel e Illustrator.

b. Fundo_Materiais_Diversos.docx

Formato docx, que poderá ser aberto no programa Word para a inserção de texto ou imagens.

c. Fundo_Materiais_Diversos.ai

d. Fundo_Materiais_Diversos.eps


10. Template_PTT


Fundo para apresentações em slides. Arquivo com a arte da Semana para as apresentações em slides do programa PowerPoint.


11. Capa_Facebook_Institucional


Imagem para capa do Facebook.

a. Capa_Facebook_Institucional.png

b. Capa_Facebook_Institucional.ai

c. Capa_Facebook_Institucional.eps

d. Capa_Facebook_Institucional.pdf

Formato PDF (o arquivo poderá ser aberto em programas de edição, como CorelDraw e Illustrator).


12.Capa_Facebook_Pessoal


a. Capa_Facebook_Pessoal.png

b. Capa_Facebook_Pessoal.ai

c. Capa_Facebook_Pessoal.eps

d. Capa_Facebook_Pessoal.pdf

Formato PDF (o arquivo poderá ser aberto em programas de edição, como CorelDraw e Illustrator).


13. Capa_Twitter


Imagem para capa do Twitter.

a. Capa_Twitter.png

b. Capa_Twitter.ai

c. Capa_Twitter.eps

d. Capa_Twitter.pdf

Formato PDF (o arquivo poderá ser aberto em programas de edição, como CorelDraw e Illustrator).


14. Card_Arte


Cards para mídias sociais (como Facebooke e Twitter).

a. Card_Arte.jpeg

Card pronto com a arte da Semana para ser postado no Facebook, Instagram e Twitter.

b. Card_Arte.ai

c. Card_Arte.eps

d. Card_Arte.pdf

Card com a arte da Semana para ser postado no Facebook, Instagram e Twitter. Formato PDF (o arquivo poderá ser aberto em programas de edição, como CorelDraw e Illustrator).

e. Card_Arte.pptx

Card com a arte da Semana para ser postado no Facebook, Instagram e Twitter. Formato PowerPoint (o arquivo poderá ser personalizado inserindo texto).


15. Card_Inserir_Foto


a. Card_Inserir_Foto.ai

b. Card_Inserir_Foto.eps

c. Card_Inserir_Foto_LogoAmarelo.pptx

Card para a divulgação de fotos do museu para ser postado no Facebook, Instagram e Twitter. Formato PowerPoint (o arquivo poderá ser personalizado inserindo imagens).

d. Card_Inserir_Foto_LogoPreto.pptx

Card para a divulgação de fotos do museu para ser postado no Facebook, Instagram e Twitter. Formato PowerPoint (o arquivo poderá ser personalizado inserindo imagens).


16. Card_Programacao


a. Card_Programacao.pptx

Card para a divulgação da programação do museu para ser postado no Facebook, Instagram e Twitter. Formato PowerPoint (o arquivo poderá ser personalizado inserindo a programação do museu).

b. Card_Programacao.ai

c. Card_Programacao.eps

d. Card_Programacao.pdf

Card para a divulgação da programação do museu para ser postado no Facebook, Instagram e Twitter. Formato PDF (o arquivo poderá ser aberto em programas de edição, como CorelDraw e Illustrator).


17. Certificado


Modelo de certificado em arquivo Word para os participantes dos eventos de sua instituição.

a. Certificado_Colorida.docx

b. Certificado_Verde.docx 


18. Spot 30”


Áudio de trinta segundos para veiculação em rádios, carros de som e outros meios de comunicação sonoros.


19. VT 30”


Vídeo de quinze segundos para veiculação em televisores e outros meios de comunicação visuais.


Tema


Para saber mais sobre o tema, clique aqui!

Clique aqui para conhecer mais Paulo Leminski, o poeta citado no texto tema!


Dicas de parcerias


Que tal reforçar a divulgação de seu museu e seu envolvimento com a comunidade? Consulte o manual abaixo e conheça algumas possibilidades de parcerias que nem precisam de repasse de recursos financeiros. Veja aqui!


Contato


(61) 3521 4135/ 3521 4142

semana@museus.gov.br


Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM :: Ministério da Cultura © 2009 / 2019