17ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS
17ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS
17ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS
ENCERRADAS AS INSCRIÇÕES PARA A 17ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS.
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail semana@museus.gov.br


 

 

A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus, 18 de maio, quando museus e outras instituições culturais brasileiras, convidados pelo Ibram, desenvolvem uma programação especial para o período. As instituições interessadas em participar da 17ª edição da ação devem inscrever atividades para serem realizadas entre os dias 13 e 19 de maio de 2019, chamando a comunidade para refletir, discutir e trocar experiências sobre o tema sugerido pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus): Museus como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições (detalhes abaixo). A realização das atividades fica sob a responsabilidade da própria instituição que as inscrever, bem como a viabilização para seu desenvolvimento. Ao Ibram cabe divulgar a programação nacional da Semana de Museus e produzir o Guia da Programação Virtual.

 

Tema

O tema que norteia cada edição da Semana Nacional de Museus é aquele escolhido pelo ICOM para a comemoração do Dia Internacional de Museus e visa fomentar as discussões do campo museal e inspirar os eventos propostos pelas instituições. Esse ano o tema escolhido foi Museus como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições, que propõe discutir o papel dos museus como centros emanadores e, igualmente, receptores de práticas, costumes e pensamentos de nossa cultura.

Essa discussão não constitui novidade, já que desde os anos de 1970 este tema tem sido trabalhado, entretanto é necessário olhar para os espaços museológicos também vinculados à noção de cultura e à diversidade que essa palavra carrega, pois, assim como a palavra tradição, ela não possui sentido único. Existem culturas e culturas, bem como tradições e tradições. No Brasil existem tradições inventadas, tradições progressistas, tradições conservadoras, tradições que se opõem à vida e outras que valorizam a vida. E para os que atuam no campo museológico a vida social, a vida em relação e a vida biológica são limites intransponíveis. O futuro da tradição é preservar a vida!

Para saber mais sobre o tema, clique aqui


Clique aqui para conhecer mais Paulo Leminski, o poeta citado no texto tema!


Identidade visual

A identidade visual da 17ª Semana Nacional de Museus já está pronta! Para visualizar e imprimir o cartaz e começar a divulgação da ação em seu museu ou instituição cultural Clique aqui!

 

Dicas de parcerias

Que tal reforçar a divulgação de seu museu e seu envolvimento com a comunidade? Consulte o manual abaixo e conheça algumas possibilidades de parcerias que nem precisam de repasse de recursos financeiros. Veja aqui!

 

Contato

(61) 3521 4135/ 3521 4142

semana@museus.gov.br


Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM :: Ministério da Cultura © 2009 / 2019